Bienal de Arquitetura de Chicago 2021 divulga vencedores da chamada feita pela Fundação de Artes da Dinamarca

A Bienal de Arquitetura de Chicago (CAB) em parceria com a Danish Arts Foundation (DAF) acaba de divulgar o vencedor do primeiro concurso lançado neste ano, a proposta que irá representar a Dinamarca na edição deste ano da mais importante bienal de arquitetura dos Estados Unidos. A ser implantado no bairro de North Lawndale, em Chicago, a proposta procura responder ao tema da bienal de 2021: A Cidade Disponível, mote criado pelo Diretor Artístico da Bienal de Chicago David Brown. A proposta vencedora foi desenvolvida por uma equipe internacional que inclui Eibhlín Ní Chathasaigh e James Albert Martin de Dublin, Anne Dorthe Vester e Maria Bruun de Copenhague e moradores da cidade de Chicago.

Procurando apresentar soluções alternativas para o atual contexto social e político da cidade de Chicago, a proposta busca dar novos usos a uma série de terrenos desocupados e subutilizados na região de North Lawndale. A intenção é reativar estas áreas e disponibiliza-las aos moradores da região oeste da cidade. Desenvolvida pela equipe do Soil Lab, a proposta vencedora escolhida pela Fundação Dinamarquesa para as Artes inclui uma série de espaços de oficinas, estruturas construídas com tijolos de barro, um material mais do que significativo tanto para a história da cidade de Chicago quanto para a arquitetura vernacular dinamarquesa. Além disso, as conexões entre os dois países não param por aí. Como um projeto colaborativo desenvolvido entre dinamarqueses e americanos, a proposta escolhida para representar a Dinamarca na Bienal de Arquitetura de Chicago busca refletir a principal missão da DA: divulgar os valores da arquitetura dinamarquesa e promover a arte e o design como ferramentas para construir comunidades.

Bienal de Arquitetura de Chicago 2021 divulga vencedores da chamada feita pela Fundação de Artes da Dinamarca - Imagem 2 de 3
Soil Lab Team Photo L to R Vester, Bruun, Martin, Ni Chathasaigh_Photos by Benita Marcussen (left) and Rob de Boer (right), 2019 . Image © Chicago Architecture Biennial and Danish Arts Foundation

Chicago é uma cidade mundialmente conhecida. Seus cidadãos são pessoas sonhadoras e resilientes ao mesmo tempo. O projeto escolhido pela DAF para representar a Dinamarca na Bienal de Arquitetura de Chicago é uma excelente oportunidade para mostrar ao mundo esta característica única de nossa cidade, ao mesmo tempo que se apropria da arte e do design como estratégia para transformar e revalorizar espaços subutilizados de Chicago. Quero agradecer à Bienal de Arquitetura, à equipe do Soil Lab e à Fundação Dinamarquesa para as Artes por este projeto que incentivará os moradores da zona oeste e de toda Chicago a redescobrir o valor da arte e do design. -- Lori E. Lightfoot, Prefeita de Chicago.

Vislumbrando transformar a cidade de Chicago através de instalações temporárias de arte e obras de arquitetura, o Diretor Artístico da Bienal de Arquitetura de Chicago de 2021 David Brown explica que o projeto vencedor incorpora materiais locais e sistemas construtivos tradicionais para dar forma a uma nova tipologia moderna e capaz de responder ao tema da bienal deste ano: A Cidade Disponível. Na verdade, como uma proposta de intervenção site-specific, o projeto apresentado pelo The Soil Lab se desenvolve em duas frentes: a construção das oficinas em estruturas em tijolos; e a revalorização de espaços públicos e áreas de convívio.

Bienal de Arquitetura de Chicago 2021 divulga vencedores da chamada feita pela Fundação de Artes da Dinamarca - Imagem 3 de 3
Artistic Director David Brown. Image © Chicago Architecture Biennial and Danish Arts Foundation

Inspirados pela vida e obra de Jens Jensen, um arquiteto paisagista dinamarquês-americano que acreditava na importância de se reconectar consigo mesmo e com a natureza através do uso de materiais naturais, os arquitetos do Soil Lab pretendem ouvir a população local para melhor responder às demandas específicas do bairro onde a obra será realizada. Com o apoio da CCA Academy e da Young Men’s Employment Network (YMEN), a equipe de projeto trabalhará em conjunto com a comunidade local ao longo dos próximos sete meses. Vários dos elementos propostos, como bancos, mesas e uma galeria de arte, estão sendo pensados para incentivar o movimento, a interação e o diálogo entre as pessoas. Por fim, o projeto deverá ser inaugurado durante a Bienal de Arquitetura de Chicago de 2021, a qual está prevista para acontecer durante o mês de setembro.

O Soil Lab é um espaço de oficina em North Lawndale, um lugar onde a comunidade se reunirá para desenvolver projetos e construí-los também: estruturas feitas a partir de tijolos de barro e paredes de taipa. Nossa esperança é que o Soil Lab não seja apenas uma iniciativa pontual realizada no contexto da Bienal, mas que sirva à comunidade local por um tempo muito mais longo, ajudando-os a construir comunidades e transformar a sua cidade. -- Equipe do Soil Lab.

Via the Chicago Architecture Biennial.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Bienal de Arquitetura de Chicago 2021 divulga vencedores da chamada feita pela Fundação de Artes da Dinamarca" [Chicago Architecture Biennial 2021 Announces Winners of its First Commission, the DAF Open Call ] 24 Fev 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/957475/bienal-de-arquitetura-de-chicago-divulga-vencedores-da-chamada-feita-pela-fundacao-de-artes-da-dinamarca> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.